Translate

quinta-feira, 18 de junho de 2009

SAÚDE SOFRE DE DESGOVERNO



Transcrição de um artigo publicado no Jornal "EXPRESSO" online e os seus respectivos comentários.
Os comentários de "GRINGO" são da autoria deste BLOG



A Saúde em Portugal é mal governada e padece de falhas sistémicas de longa data. Relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde é apresentado hoje.
Vera Lúcia Arreigoso
0:01 Quinta-feira, 18 de Jun de 2009



O sistema de saúde português tem uma doença crónica: uma falha sistémica na governação. O que é? Em resumo, os problemas "que persistem independentemente de quem governa e das políticas que adopta". O diagnóstico consta do mais recente relatório (Primavera 2009) do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).

Os sintomas da maleita são vários. Ausência de um 'centro' inteligente de análise e direcção estratégica, falta de planeamento estratégico a longo prazo ou inexistência de uma forte componente analítica. Na prática, demonstrados pelo "acentuado envelhecimento da população médica e o aproveitamento pouco adequado dos profissionais de enfermagem" ou pelo "fecho de maternidades, urgências e outros serviços hospitalares fora de qualquer planeamento local integrado baseado nas necessidades concretas em cada região", por exemplo.

As críticas prosseguem com decisões sem fundamento técnico, e os peritos citam as parcerias público-privadas (PPP). "Prevaleceram a proverbial falta de base analítica minimamente aceitável para decisões deste grau de responsabilidades, a substituição de um recomendável bom consenso social pela 'pressa do facto consumado', processos técnicos de baixa qualidade e uma considerável incerteza em relação ao futuro quanto aos riscos e benefícios destas decisões apressadas".

E sobre esta relação com o sector privado, nem o Tribunal de Contas escapa ao escrutínio. "Uma recente auditoria do Tribunal de Contas reconhece, tardiamente, aquilo que repetidamente tem constado nos relatórios do OPSS", lê-se. A saber: "Que o modelo concebido e implementado imprudentemente em relação ao interesse público, que os processos de gestão adoptados foram incompetentes, que um número importante de PPP, pelo adiantado dos concursos (não pelos seus méritos) tornaram-se factos consumados de resultados imprevisíveis no futuro".

Contudo, também há elogios. As respostas sociais para o envelhecimento, a detecção e tratamento atempado da tuberculose pulmonar, a lei do tabaco, a redução nas listas de espera para cirurgias, a revitalização dos processos de contratualização e a reforma dos cuidados primários. Mas, uma vez mais, há reservas.

O relatório da Primavera deixa claro que "em sete anos a espera média para a realização de uma cirurgia não programada passou de 571 dias para 152 dias" mas, "mantém-se ainda um tempo de espera excessivo para as doenças neoplásicas malignas com indicação para cirurgia". A par, são referidas as mais-valias das Unidades de Saúde Familiar, contudo, salientando a confusão na formação dos agrupamentos de saúde.



8 comentários | Comentários 1 a 8 ] [ 560 visitas ]



Falha humana no centro da questão
dedalo11, 2 pontos , hoje às 9:22
O Sistema nacional de Saúde em Portugal, não é bom, mas também não é mau, pelo menos ao nível das estruturas. O que não se concebe é que o acesso aos cursos de Medicina ainda seja tão elevado que possa estar a deixar muitos jovens realmente vocacionados para serem médicos, de fora, por décimas e até milésimas, e que existam enfermeiros desempregados, escolas de enfermagem a abarrotar e um pouco por todo o lado haja, ao mesmo tempo queixa de falta desses profissionais de saúde. Mais uma nota: ao nível dos auiliares dos hospitais, a incompetência é tanta que parece terem feito formação "familiar", já que muitos dos auxiliares (a mairia), tratam os doentes como se fossem filhos, mas bastardos. Existe uma tão grande inconsciência a esse nível, que se chega ao ponto de fazer obras em hospitais com os doentes acamados a terem que ouvir marleladas e serras mecânicas durante 8 horas por dia... E, em alguns casos, a retirar as camas para os corredores com correntes de ar, para colocarem equipamentos novos em alguns quartos. Já vi isso pessoalmente.


desgoverno
B l u e S k y, 2 pontos , hoje às 10:10

- Enfermeiros que levam material do hospital para familiares amigos ou outros negócios...
- Médicos que levam material do hospital para os seus consultórios para os amigos e para os familiares...
- Médicos que consultam clientes seus nos hospitais...
- Médicos que operam clientes seus nos hospitais...
- Médicos que conversam no seu horário de trabalho com outros médicos e com pacientes em fila de espera...

Portugal está a saque.
Culpam-se muitas vezes os governos mas somos nós os primeiros a arruinar o país.


VOTA PANDILHA FORÇA PORTUGAL!
Sebastião da Treta, 1 ponto , hoje às 8:24
Abaixo o Sócrates!

E ainda ficam zangados que os chamamos de Media da Treta...


O MAL É QUE:
latrum, 1 ponto , hoje às 8:26

Desde há muito que o SNS está desenhado para satisfazer a corporação dos médicos, não sendo esta situação, exclusiva desta classe mas de todas as corporações que servem o Estado (juizes. professores, etc.), direi mesmo que o Estado no presente é um instrumento de exploração dos cidadãos contribuintes líquidos.


Re: O MAL É QUE:
G.R.I.N.G.O., 1 ponto , hoje às 14:24

Ora aqui está o "cancro" do SNS. Poucas palavras diz tudo...





Unidades de Saúde Familiar
J.camacho.lanca, 1 ponto , hoje às 9:22
Acredito que os utentes que dispõem de médico de família nas USF estejam satisfeitos.
Contudo no Centro de Saúde de Santo Condestável saíram médicos para a USF de Sete Rios, não tendo os mesmos sido substituídos. Assim, eu que tinha médico de família, deixei de ter desde final de 2007. O mesmo acontece com milhares de utentes deste centro de saúde. O sistema prejudicou uns para beneficiar outros.


DOIS SNS
G.R.I.N.G.O., 1 ponto , hoje às 12:47

Temos dois " Serviços Nacionais de Saúde ". Um para toda a máquina do estado nomeadamente funcionários públicos, polícias, magistrados, juízes, governantes, etc., e outro para a "CARNE PARA CANHÃO" que é o cidadão que trabalha para o sector privado, o tal que produz e sustenta a máquina do estado.
A máquina do estado tem regalias na saúde e outras que o sector privado não tem. Mas é o sector privado que paga os vencimentos e proporciona essas regalias à máquina do estado. Ou seja: os parasitas ( estado e seus lacaios) têm as regalias todas em detrimento do cidadão do sector privado que é tratado como "carne para canhão" e, para cúmulo da pouca vergonha, é ele que sustenta essas mordomias da máquina estatal.
A minha médica de família marcou-me um consulta de Otorrinolaringologia em Abril de 2008 e em Janeiro de 2009 recebi uma carta do Hospital a dizer que a minha consulta estava marcada para o dia 1 de Outubro de 2009. Ou seja, tenho de esperar 17 meses por um consulta de otorrinolaringologia. Quando os meus ouvidos estiverem podres é que o OTORRINO vai ver qual é o meu problema.
Como a situação se agravou, tive que recorrer a uma consulta privada tendo sido atendido no dia seguinte ao meu telefonema ou seja: em 24 horas fui atendido por um OTORRINO que me cobrou 70 euros e não respondeu às minhas dúvidas.
Resumindo e concluindo: será isto um SNS competente e atento às necessidades dos seus utentes ? Cambada de cleptomaníacos que nos (des) governam...Eles comem tudo...


Mas temos excelentes campos de Futbol
Alves1, 1 ponto , hoje às 13:36

Pagamos mais pela saúde , fecharam-se maternidades, hospitais, retiraram-se valências dos hospitais.
Mas temos excelentes campos de futbol pagos em parte pelos contribuintes. Temos também excelentes hospitais particulares, onde aqueles que desviam o dinheiro de nossos impostos e os gestores que nos metem a mão no bolso, são tratados.
O SNS está moribundo, temos menos comparticipação nos medicamentos, os meios de diagnostico são os mesmos de há 20 anos atrás , pagamos taxas moderadoras mais caras. Um boa parte da população não tem médico de familia.
A saúde é o espelho do país, portanto quem sofre de desgoverno não é só a saúde...



Isto parece um circo
Nanquim, 0 pontos (Despropositado), hoje às 4:25

A propósito das reformas e neste caso da Saúde, fico com vontade de ir ao coliseu em Lisboa, imitar os gladiadores romanos e dizer:
-Avé Cesar Socrates... os que vão morrer te saúdam!!!

sábado, 13 de junho de 2009

EXCERTOS DE COMENTÁRIOS ONLINE DO EXPRESSO...






PIDE- DGS
DuarteSilva.S, 1 ponto , hoje às 0:17
Pois eu peço que se investigue muito mais atrás.
Que seja investigada a fortuna pessoal de Mário Soares e família, ganhos à custa de rapina pessoal, disse-lho um dia em Belém,
O vagabundo Mário Soares e digo vagabundo, porquanto ele andava desertor pela Europa.
Investigue-se também o cidadão Almeida Santos, cuja filha se suicidou em Lorenço Marques, porque tinha vergoha do pai, bem como o Banco Nacional Ultramarino, têm provas conta eles, xerografadas.
Nem falo do Rosa Coutinho ou de Álvaro Cunha ou Manuel Alegre (todos KGB).
Vamos nessa?
Vamos lavar a roupa suja?
As provas estão guardadas em London, bem como as do assassinato de Francisco de Sá Carneiro e Adelino Amaroi da Costa e podem ser publicadas.
Perguntem ao MI5 e o SIS.
Vamos fazer História, Portugueses!?
Falo com este à vontade porque estou no Brasil.



Re: PIDE- DGS
(G.R.I.N.G.O., 1 ponto , hoje às 10:29)
Subscrevo na íntegra tudo aquilo que escreveu. Não tenho provas em meu poder, mas as evidências são tão evidentes, que só não vê quem não quer ver.
Tenho a cópia de uma carta do Vice-Almirante Rosa Coutinho, dirigida ao Agostinho Neto do MPLA, a pedir-lhe para matar os brancos, a começar pelas crianças, para espalhar o terror e assim obrigá-los a abandonar Angola, para que os ideais comunistas seguissem em frente...
Este Portugal está cheio de bandidos e assassinos, disfarçados de empresários e políticos...



Re: PIDE- DGS
(DuarteSilva.S, 1 ponto , hoje às 17:28)
Também a tenho meu amigo, além de outras coisas guardade em mãos de Patriotas, cá pelo Brasil.
Nem todas seguiram para a KGB, como o fez Álvero Cunhal, agente de tal secreta.
Algumas safamos a tempo e estão em boas mãos.
Você é um Homem Bom.
Que Deus o abençoe e se um dia passar pela Cova de Iria, lembre-se de mim e dê um "Oi" mental a Nossa Senhora de Fátima, com o carinho quer tenho pela Mãe de Jesus.
Um abraço da dimensão do Atlântico.
Espalhados, mas não divididos.







Re: PIDE- DGS []
(G.R.I.N.G.O., 1 ponto , hoje às 18:06)
Meu caro amigo,
Muito obrigado pelo abraço do tamanho do atlântico. Fui vítima da guerra colonial e agora, com estes politiqueiros da treta, somos vistos com desdém. Qualquer coisa de asqueroso. Sofri na pele os efeitos do golpe de estado de 25 de Abril de 1974, mas que teimam em chamar-lhe "Revolução dos Cravos". De facto, esta revolução dos cravos, encravou muitos portugueses que estavam nas ex-colónias, que foram vilipendiados, espoliados, esquartejados, etc..
Essa escumalha da descolonização anda por aqui a pavonear-se com banquetes, tapetes encarnados, grandes mansões, grandes carros, grandes passeatas, etc..
Um abraço do tamanho do Mundo para si